A mídia sempre exerceu um papel muito importante no processo de formação de opinião.Mas como todo organismo voltado para a sociedade, é totalmente manipulado por interesses que muitas vezes não são o da massa contigente.
A mídia é altamente responsavél por suas ações, a forma como são explicados os fatos é de suma importância para todos que ouvem e vêem as noticias.
Vou relatar dois casos de informação totalmente descabida que a mìdia exerce (ou exercia se for o caso).
Pensemos em um cenàrio: O homem sentado em seu sofá, juntamente com a esposa e filhos,assistindo ao jornal que passa no horario nobre.Então o ancora do telejornal faz a chamada ao reporte imediato. Que logo começa a reportagem:
Estamos aqui em frente ao hospital sirio-libanês onde encontra-se "o fulano de tal" ou" a fulana de tal" que esta com cancêr terminal e blá blá blá´e que apesar de tudo esta lutando pela vida...informação errada! porque a pessoa não esta lutando pela vida, ela esta morrendo e isso é bem diferente de lutar.
As pessoas lutam pela vida quando estão trabalhando e estudando ao mesmo tempo, quando se faz duas facudades ou uma que seja.Quando trabalham em dois empregos. Isso é lutar pela vida.
No outro dia em um outro horario estam todos lá sentados em frente a tv.Então a aquela musiquinha satanica do plantão que antecede todas as noticias ruins aparece.E o reporter da a má noticia:
Morreu hoje "o fulano de tal" ou a"fulana de tal" (depois de lutar pela vida e perder ) não é nehuma surpresa pois a pessoa em questão corria grande risco de vida, outra mentira! porque risco de vida agente corre apartir do momento que o nosso pai entra na puberdade,então passamos a correr risco de vida até o momento da concepção.Depois só corremos risco de morte.(tem algumas emissoras de tv que ja adaptaram-se ao modo correto)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Aquela música de notícia de última hora realmente me dá calafrios.. desde criança imagino que a notícia será a do fim do mund. A mídia forma ou deforma? Digno de ser abordado em outro artigo.
ok Luan,em breve estarei escrevendo sobre isso.
Postar um comentário